Monográfica

 

 

Em Portugal, existem dois clubes que representam o cão de são bernardo, devidamente filiados no Clube Português de Canicultura: O Clube Português do Cão de São Bernardo e a Associação Portuguesa dos Amigos do Cão São Bernardo. A exposição monográfica é, por essa razão, organizada ano sim, ano não, por cada um destes clubes, cabendo, no ano 2020, a organização à APACSB. Em face das limitações impostas pelo Governo, reforçadas pela Câmara Municipal de Sintra e da União das Juntas de Freguesia de Sintra, parceiros na organização da 25ª Exposição Monográfica do Cão São Bernardo, prevista para os dias 18, 19 e 20 de Setembro de 2020, aconselhando o seu adiamento, em virtude da grave crise de saúde pública provocada pela Covid 19, A direção da Associação Portuguesa dos Amigos do Cão São Bernardo, cancelou o evento, por não estarem reunidas as condições mínimas para tal, tendo solicitado ao Clube Português do Cão São Bernardo, a transferência deste mesmo evento para os dias 17, 18 e 19 de Setembro de 2021, retomando-se no futuro a mesma organização intercalar como vem sendo hábito.
Neste contexto, a direção do CPCSB manifestou a sua solidariedade, para com a APACSB, lamentando a impossibilidade de realização da XXV Monográfica, na data designada, e que constituiria a celebração dos 25 anos da APACSB. Em razão das implicações provenientes da COVID-19 declarou aceitar o CPCSB que, no próximo ano (2021), a Monográfica seja organizada pela APACSB, sendo que, no ano seguinte (2022) será organizada pelo CPCSB, retomando-se a normal e costumeira alternância na organização da Monográfica do Cão de São Bernardo.

A notícia que não queríamos dar, mas face ao momento que atravessamos, por impeditivo legal e salvaguardando a saúde de todos no nosso 25º Aniversário e a 25ª Monográfica programada para os dias 18, 19 e 20 de Setembro de 2020, decidiu a Direção da Associação Portuguesa dos Amigos do Cão São Bernardo, CANCELAR e ADIAR para os dias 17, 18 19 de Setembro de 2021.
Um ano de trabalho e 25 anos de trabalho pela Raça à espera deste dia, é com alguma tristeza que Vos comunicamos.


 A Associação Portuguesa dos Amigos do Cão São Bernardo orgulhosa pela passagem do seu 25º Aniversário - 15 de Setembro de 1995/2020, apresenta o Programa da 25ª Exposição Monográfica 2020 em Sintra. Esperamos que seja uma grande festa da Raça em Portugal, pelo que esperamos e queremos que estejam presentes todos aqueles, amantes da Raça, expositores e criadores que ao longo dos últimos 25 anos, tenham contribuído para incrementar, proteger lhe dar a conhecer o Cão São Bernardo. Mais informações: Em Janeiro de 2020 a Associação dará as indicações úteis. Nome dos Juízes, Inscrições, hotéis, camping, etc. Outras informações por mail; nuno.cintra@sapo.pt/apcsbernardo@sapo.pt